PERIODONTIA

SUA GENGIVA MERECE ATENÇÃO

A periodontia é uma especialidade da odontologia direcionada para a prevenção, diagnóstico e tratamento de condições que acometem os tecidos de sustentação dos dentes, ou seja, as gengivas, ligamento periodontal e ossos alveolares. 

Essa área busca a prevenção de doenças e também a manutenção da saúde bucal. Ela consiste em um ‘alicerce’ na odontologia; por isso, o ideal é que, antes de iniciar qualquer tratamento odontológico, o paciente seja encaminhado ao periodontista, especialista sobre a região.

O dentista dessa área não realiza seu trabalho diretamente no dente, mas nas estruturas que estão ao seu redor, prevenindo problemas que podem afetar o elemento dental que está sadio. É, portanto, uma especialidade fundamental para manter a boca saudável.

Conheça os tipos de periodontia existentes dentro da odontologia:

Periodontia clínica

É direcionada para a prevenção de problemas bucais, por meio de procedimentos como a profilaxia dentária profissional, e para o tratamento de doenças periodontais, como a gengivite e periodontite.

A gengivite é a inflamação das gengivas, deixando esses tecidos sensíveis, vermelhos e sangrando com facilidade. A pessoa sente dor e pode se deparar com sangramentos ao morder uma maçã ou durante a escovação, por exemplo. Geralmente, surge em decorrência de uma higienização bucal ineficiente, principalmente quando a pessoa não tem o hábito de usar o fio dental. Com isso, os restos de alimentos ficam retidos entre os dentes e na linha da gengiva transformando-se em um local propicio a bactérias.

Já a periodontite é um estágio avançado da gengivite. É uma condição mais séria, pois a infecção ocorre nos tecidos que fazem a sustentação e fixação dentária. Caso não tratada, a doença pode levar à perda do dente.

Periodontia médica

É uma atuação relacionada às condições sistêmicas presentes ou agravadas pela presença da doença periodontal, como:

  • diabetes mellitus;

  • aterosclerose;

  • AVC;

  • Alzheimer;

  • tabagismo;

  • gravidez. 
     

Periodontia estética

É a área voltada para as cirurgias no tecido gengival e ósseo, que têm como finalidade melhorar a estética periodontal (estética rosa) do paciente. São as chamadas cirurgias plásticas periodontais, como a de sorriso gengival e de recobrimento radicular.

O sorriso gengival, por exemplo, é uma situação em que a pessoa tem uma gengiva muito grande, que chega até mesmo a recobrir os dentes quando ela sorri, gerando, assim, prejuízos estéticos.

Quando procurar um especialista da área?

A visita ao periodontista deve ser feita a cada seis meses para prevenção e manutenção da saúde bucal. Nas consultas de check-up com esse especialista, são realizadas uma avaliação bucal geral, uma limpeza completa (profilaxia) e a aplicação do flúor.

Se houver a presença de tártaro — que é quando a placa bacteriana não é retirada e fica endurecida na superfície dental —, é feita a raspagem periodontal. Seu objetivo é remover o tártaro e, desse modo, prevenir a inflamação nos tecidos que garantem a sustentação do dente.

Agende sua consulta para uma avaliação

Entraremos em contato com você, por gentileza preencha os dados abaixo. Nos comprometemos em não usá-los para outra finalidade que não seja agendar a sua consulta.

 

©  2019. Desenvolvido por 300inteligencia.com.br

RT: Roberta de Paula Mota CROMG 43153 EPAO: 5001

Av. Doutor Paulo Japiassu Coelho, 142 - Juiz de Fora - MG

Tel: 32-3211-9998 | 32-99909-9998

  • FACEBOOK-ICON-BRANCO
  • INSTAGRAM-ICON-BRANCO